top of page

Fotos   feitas   pelas cidades.

A formação em Arquitetura e Urbanismo permite um olhar crítico sobre a realidade urbana atual. Isso esta retratado nessas imagens feitas durante levantamentos fotográficos na faculdade e em outros momentos em viagens ou caminhadas pelas cidades brasileiras. É uma busca pela atenção às paisagens e cenários reais, por mais incrível que pareça.

São Paulo

Imagens sobre São Paulo, uma das maiores concentrações urbanas do planeta. A imensa ocupação é caracterizada pela grandiosidade e pela velocidade, de tempo, de construção e de transformação.

Olhar para São Paulo é observar o espaço urbano, para a terra urbana, para o mercado e especulação imobiliária. Quais são os espaços possíveis entre os empreendimentos e investimentos públicos. É  um intenso processo de verticalização e loteamentos do solo. Um fenômeno recorrente é a valorização  ou a  desvalorização e abandono de áreas.

Há a sobreposição e fragmentação  de informações , de usos,  de tipologias das construções.

Os problemas ambientais existem com a equivocada expansão e utilização dos recursos naturais. Há abuso ao uso das tecnologias e poluição.

É a concentração de milhares de pessoas, diversas e  desiguais. É a concentração de milhares de desejos, necessidades e vontades marcadas pelo trabalho, pela economia e a busca pelas suas cidadanias.

A primeira sequência são de imagens feitas no processo do Trabalho Final de Graduação durante a faculdade no ano de 2008.  A atenção da pesquisa se voltou para a região a oeste,   entre os municípios de São Paulo e São Roque incluindo áreas da região metropolitana e áreas propostas para a efetivação do Cinturão Verde.   Os registros foram feitos pelas principais vias de transporte , entre elas a linha de trem da CPTM  e a rodovia  Raposo Tavares.

A segunda sequência foram feitas no terraço no prédio na Av. Paulista, no ano de 2008.

A terceira sequência são de imagens feitas no ano de 2013 no processo do Arco do Tietê, chamamento da prefeitura da cidade para a apresentação de propostas sobre uma grande área na  várzea do Rio Tietê. 

 A quarta sequência são imagens feitas nos anos de 2018 e 2019 em visitas a cidade quando estive em diferentes bairros do centro da cidade e do centro expandido. Há registros de espaços no centro antigo, no centro novo, região da Av. Paulista,  Ibirapuera e bairro de Perdizes. Estive dentro de diversos equipamentos de cultura e lazer como o Sesc Pompéia, Casa das Rosas, Parque Trianon e Parque do Ibirapuera. Os registros de tranporte públicos no Terminal Rodoviário Barra Funda e Terminal Bandeira.

 SALVADOR

Esverdeado e azulado o mar em Salvador possui múltiplos usos de sua orla, nas fotos do mar avistamos a área central, a cidade baixa, a Barra, o Rio Vermelho entre outros bairros. E a cidade vista de longe no mar esta no caminho em direção a Ilha de Itaparica. 

 Há as imagens  de construções do bairro do Pelourinho como a Igreja de São Francisco, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Casa de Benin. Outras igrejas registradas são a da Nossa Senhora da Conceição da Praia e o Senhor do Bonfim. Há os exemplos de arte sacra com  escultura, pintura, arquitetura  entre outras técnicas. O portão é  do artista plástico Caribé.

MARANHÃO

Nessa passagem pelo Maranhão fiquei hospedada no centro de São Luis e estive atenta ao centro antigo, chamado centro histórico. Estes centros antigos marcam as origens das grandes capitais e metrópoles , dizem de sua formação e como se deu sua ocupação. Estes centros carregam a memória da cidade e seus fatos históricos. Portanto tem um valor cultural importante além dos valores materiais como as boas localizações dentro da malha urbana e infra estrutura urbana. É de se pensar se não poderiam estar sendo melhor ocupados , utilizados e preservados.

Ainda de passagem pelo Maranhão estive em Alcântara, município próximo a capital São Luis e que possui essas ruinas monumentais. Já o outro lugar registrado é sobre o Farol das Preguiças no povoado Mandacaru nos Lençóis Maranhenses.

Belém

Fui a Belém, capital do estado do Pará e estive lá para também acompanhar o Forum Social Mundial. Logo na chegada já observei, é  uma metrópole da floresta que muitas vezes parece invadir a cidade. Outras características me chamaram a atenção como o uso dos rios para transporte fluvial, a grande diversidade dentro do Mercado Vero-o-peso, o uso por muitos de bicicletas  para transporte e a existência de árvores frutíferas nas ruas e avenidas. Além de sua história com características e traços próprios que podem ser observados na arquitetura.

bottom of page