cobra norato e dragão
Participei da equipe que produziu essa grande alegoria que foi utilizada como elemento principal de estímulo a arte envolvendo os participantes, ou seja para o exercício coletivo do teatro. Essa grande cobra representava O Cobra Norato, personagem da obra do poeta modernista Raul Bopp na sua experiência que ocorreu no carnaval do Sesc Pompéia em 2003 na cidade de São Paulo. Sua retomada ocorreu no ano de 2007 no município de São Roque-SP dentro do projeto social “ Ação Cultural na Escolas”, que através das atividades teatrais propunha se um aprendizado nos espaços das escolas aos finais de semana.
Projeto de autoria do meu pai, Paulo Bottos, foi criado na sua juventude por volta da década de 80 em sua formação de ator. Era chamado o Teatro do Dragão, desde então teve diferentes versões ocorrendo em diferentes lugares como em São Paulo, Guarulhos e Campo Grande.
A base é o teatro de rua e a arte popular. Uma grande alegoria, um bicho fantástico que se movimenta/ dança pelos lugares e apresenta o teatro. Tem sua inspiração nas festas e mitos orientais.
O resultado sempre foi envolver uma grande quantidade de pessoas atuando, cantando e dançando. Estive próxima a muitos desses projetos e foi uma grande escola para mim, um aprendizado do trabalho com arte, cultura e educação.